Reduzir os impactos ambientais nas empresas de TI pode ser uma tarefa mais fácil do que se imagina com a adoção da TI Verde.
O fato de empresas de TI trabalharem mais com código e infraestrutura de hardware e software não as impede de investir em sustentabilidade e tornar o ambiente de trabalho melhor, os processos mais eficientes e ainda ajudar na redução do impacto ao meio ambiente.
Veja nesse artigo como a TI Verde pode ajudar na construção de uma cultura sustentável que respeita às políticas ambientais e proporciona benefícios e vantagens competitivas para a empresa.
O que é TI Verde?
A TI Verde é um conjunto de estratégias e ações para uso consciente e sustentável de computadores e recursos de TI no ambiente de trabalho. Ela envolve estudo, engenharia, fabricação, uso e descarte de dispositivos tecnológicos de modo a reduzir o impacto ambiental.
Um dos principais exemplos de TI Verde que podemos ver são os carros híbridos e elétricos. A substituição dos tradicionais motores a combustão pelos elétricos ajuda a reduzir a emissão de CO2.
Caoa Cherry, BMW, Renault e Toyota são algumas das fabricantes de automóveis que já investem em motores híbridos, e algumas possuem até modelos 100% elétricos.
Além do automotivo, outros setores como arquitetura (através da arquitetura sustentável), energia (com a energia solar) e controle de pragas (com bioinseticidas) são exemplos de TI Verde que geram resultados positivos tanto para as empresas quanto para a sociedade.
Você pode até se perguntar porque foram usados esses exemplos e não de empresas de TI. E faz sentido, mas a verdade é que TI Verde não se restringe apenas a empresas do setor de tecnologia, mas a todas as empresas que utilizam a tecnologia no seu dia a dia.
As vantagens da TI Verde
A implementação da TI Verde é vantajosa tanto para as empresas quanto para seus clientes, uma vez que ela influencia nos processos internos e externos, e também na vida de todos os envolvidos nos processos e na relação com seus produtos e serviços.
Entre as principais vantagens da implementação da TI Verde estão:
-
redução do uso de água, papel e energia elétrica
-
melhora na imagem da empresa em relação ao mercado
-
melhora no desempenho dos colaboradores
-
modernização de equipamentos e extensão do prazo de manutenção
-
liberação de espaço físico com servidores na nuvem
-
redução dos custos da empresa
A importância da TI Verde
Ao implementar as mudanças e a cultura de sustentabilidade na empresa, muita coisa muda pra melhor, principalmente os processos e com eles vêm inúmeras outras mudanças que tornam a TI Verde importante para empresas de todo tamanho e segmento de mercado.
Avaliando a TI Verde como um efeito cascata dentro da empresa, ela é parte do processo de algumas certificações importantes — e até indispensáveis — para algumas, como ISO 14001, ISO 14004, Selo Verde, PROCEL e RoHS.
E partindo do princípio que para cada uma dessas certificações é preciso adequar processos e criar padrões de trabalho, isso leva a outras mudanças que acabam acontecendo naturalmente e se tornam importantes para a vida da empresa.
A melhora na imagem da empresa é o reflexo de uma cultura positiva e práticas diárias de sustentabilidade e ambiente de trabalho bem estruturado, onde colaboradores, parceiros e clientes se sentem bem.
A melhora no desempenho da equipe é outra mudança natural, já que a implantação de processos padronizados ajuda a otimizar o trabalho, tornando-o mais produtivo e eficiente.
O posicionamento de mercado como uma empresa sustentável e que assume suas responsabilidades além de demonstrar a seriedade do trabalho, atrai clientes e parceiros cujos princípios se conectam com a cultura da TI Verde.
E com todos os ganhos da implementação, a redução de custos se torna inevitável, pois o uso dos recursos se torna mais consciente e a escolha de matéria-prima, equipamentos, material de escritório e tudo o que é necessário para a empresa funcionar, acaba sendo influenciado pelos novos processos e padrões adotados para ser mais sustentável.
Dicas para uma implementação tranquila da TI Verde
Implementar a TI Verde e transformar a empresa em um ambiente sustentável e capaz de colaborar com o meio ambiente e com o bem-estar do ser humano não é um processo complexo.
Com ações simples é possível dar os primeiros passos e ver os resultados em pouco tempo. Listamos a seguir 6 dicas para você começar a implementação da TI Verde na empresa sem mistérios.
-
Soluções em nuvem: a substituição de equipamentos de TI por infraestrutura em nuvem ajuda a economizar energia e reduzir o descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente, além é claro de ser excelente para reduzir custos
-
Paperless: reduzir o uso de papel até que ele seja completamente substituído por recursos digitais
-
Orientação das equipes: para que usem melhor os recursos como papel, energia e equipamento, reduzindo e otimizando o que for necessário
-
Trabalho remoto: criar a cultura de trabalho remoto, mesmo que de forma parcial ao longo da jornada de trabalho ajuda na redução do uso de energia e proporciona mais qualidade de vida aos colaboradores
-
Escolha parceiros preocupados com sustentabilidade: isso ajuda a fortalecer a cultura da TI Verde na empresa, uma vez que é possível compartilhar experiências e aprender com que já está fazendo
Programa Green Coding
O Green Coding é um código de conduta baseado em princípios arquitetônicos e apoiado por três pilares, que ajudam a tornar o desenvolvimento de software parte do programa de sustentabilidade e TI Verde.
Mas é possível usar os princípios e pilares do Green Coding para implementar em empresas de outros setores.
Os 3 princípios arquitetônicos do Green Coding
-
Desligar os equipamentos quando estiverem ociosos
-
Evitar o consumo impulsivo de recursos
-
Concentrar os investimentos em tempo e energia
Os 3 pilares do Green Coding
-
Lógica mais verde
-
Metodologia mais ecológica
-
Plataforma mais verde
Esses princípios e pilares influenciam diretamente nas decisões e fazem com que uma única otimização seja capaz de gerar impactos consideráveis ao ser combinada com outras ao longo do processo.
Mais do que um código de conduta, o Green Coding ajuda a construir uma cultura de sustentabilidade forte na empresa.
TI Verde na Amazon AWS
A Amazon AWS é uma das empresas que mais investe em sustentabilidade no setor de tecnologia, e faz isso não só para se posicionar no segmento e obter benefícios, mas para ajudar os clientes a minimizar os impactos ambientais da execução de workloads na nuvem.
Ao adotar práticas sustentáveis ela ajuda CTOs, arquitetos, desenvolvedores e membros da equipe operacional na contribuição com metas de sustentabilidade através de modelos e ferramentas que estão de acordo com as boas práticas da TI Verde.
A Amazon entende que a sustentabilidade envolve o entendimento dos impactos gerados pelos serviços utilizados e a quantificação desses impactos durante o ciclo de vida do workload. E isso levou a empresa a criar o “Pilar Sustentabilidade”, para compartilhar sua cultura sustentável e ajudar empresas na implementação da TI Verde.
Todos os clientes e parceiros da AWS têm acesso ao “Pilar Sustentabilidade” sem custo adicional através do Console de Gerenciamento da AWS para todas as regiões que possuem a disponibilidade do AWS Well-Architected Tool.
Mais do que prover infraestrutura e serviços de TI, a Amazon se preocupa em prover exemplos de gestão e boas práticas no que diz respeito à tecnologia dentro das empresas.
Aqui no Grupo MyTec nós nos preocupamos com a sustentabilidade e ajudamos nossos clientes a implementar a TI Verde para que possam aproveitar os benefícios que a cultura traz para o negócio e para as pessoas que estão envolvidas em toda a cadeia.
Para saber mais sobre como o Grupo MyTec pode ajudar na implementação da TI Verde e conhecer nossos serviços, entre em contato pelo site ou pelas redes sociais.
E se gostou deste conteúdo, compartilhe para que ele chegue a mais pessoas e juntos possamos contribuir para uma TI mais Verde.