Muito se fala sobre a integração entre os times de desenvolvimento e operações para melhorar os processos de desenvolvimento de software, e a verdade é que essa integração define o que é DevOps.
Mas a cultura DevOps faz mais do que isso e nesse artigo, além do que é DevOps, você verá quais são seus pilares, princípios e benefícios para as empresas.
O que é DevOps?
DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software cujo foco está na comunicação como maneira de integrar os times de desenvolvimento e operações. Mas não se restringe apenas a isso, podendo envolver outras equipes e ferramentas que auxiliam processos e profissionais.
A ideia por trás da cultura DevOps é a proposição de novas formas de pensar sobre a execução do trabalho, valorizando a diversidade e tornando os processos mais eficientes.
Os 3 pilares da cultura DevOps
A cultura DevOps é baseada em 3 pilares, que juntos influenciam todos os processos e possibilitam resultados positivos.
Integração contínua
É o primeiro pilar e está ligado à transferência de conhecimento e experiências entre os setores envolvidos nos processos de desenvolvimento de software.
Implantação Contínua
Esse segundo pilar foca na entrega contínua e ágil de novas versões de sistemas e serviços, sem perda de qualidade e sem ignorar etapas.
Feedback Contínuo
É o pilar focado na comunicação, responsável pela troca de feedback entre os envolvidos, possibilitando a identificação de melhorias e novas abordagens.
A importância do DevOps para as empresas
Empresas onde as equipes se envolvem e colaboram entre si aumentam significativamente a velocidade no desenvolvimento e entrega de aplicação, assim como na solução de problemas de TI.
Com a cultura DevOps é possível reduzir a ocorrência de falhas, reduzir o tempo gasto na solução de falhas de segurança, reduzir o retrabalho e criar um ambiente onde os colaboradores gostam de estar.
Isso é possível graças aos pilares e princípios da cultura DevOps, que orientam todo o time e ajudam a construir uma visão unificada.
Princípios da cultura DevOps
Toda cultura envolve princípios e não poderia ser diferente com a cultura DevOps. Veja a seguir 6 princípios que norteiam a cultura:
-
Automação
-
Iteração
-
Autoatendimento
-
Melhoria contínua
-
Testes contínuos
-
Colaboração
KPIs para mensurar os resultados do uso de DevOps
A mensuração de resultados é indispensável para saber se a cultura DevOps está levando a empresa na direção dos objetivos. Por isso, definir os KPIs no início do processo de implantação é importante.
Veja a seguir alguns dos KPIs que podem ser usados para mensurar os resultados:
-
frequência e velocidade de deployment
-
tempo médio para restauração de um serviço
-
velocidade de verificação do software
-
tempo de atividade dos sistemas (uptime), das aplicações e das redes
-
taxas de erros
-
número de incidentes por release
-
ciclo de vida do desenvolvimento de software, desde a sua concepção até a sua entrega
-
turnover de pessoal, já que influencia no grau de autonomia e na qualidade do trabalho
Benefícios do DevOps
Empresas que implementam a cultura DevOps podem desfrutar de muitos benefícios, que a curto, médio e longo prazo se tornam grandes aliados no crescimento e fortalecimento da equipe e da empresa como um todo.
Segurança
O fato do DevOps tornar os processos mais eficientes e as entregas mais rápidas não quer dizer que a segurança fica de lado. O uso de políticas de conformidade e técnicas de gerenciamento ajudam a rastrear todas as etapas de cada processo e garantir a segurança. Além, é claro, do uso de ferramentas para monitoramento e detecção de problemas.
Racionalização de processos
Ao implantar a cultura DevOps os processos ganham em racionalidade e economia sem perder a eficiência, o que possibilita a redução de tempo entre os ciclos de entrega e o ganho de produtividade.
Integração entre áreas
Por levar muito a sério a comunicação, esse é um dos principais benefícios, pois garante que haverá comunicação entre todos os envolvidos, reduzindo as distâncias da hierarquia.
Escalabilidade
A adoção do DevOps aumenta e facilita tanto a adoção de novas tecnologias quanto a atualização de infraestrutura e recursos, reduzindo o tempo para essas atualizações e garantindo um bom custo-benefício, já que os upgrades acontecem conforme a necessidade.
Automação de tarefas
Um dos principais benefícios da cultura DevOps, uma vez que o principal objetivo dela é automatizar as tarefas para reduzir erros operacionais e agilizar entregas e processos.
Principais ferramentas de DevOps do mercado
Implementar DevOps na empresa sem o uso das ferramentas adequadas é praticamente impossível, afinal de contas, não dá para automatizar processos mantendo-os sob execução manual.
E para te ajudar na implementação, listamos os principais softwares utilizados com DevOps.
Docker
Plataforma open source que torna a criação e a administração de ambientes isolados mais fácil, permitindo empacotar uma aplicação ou ambiente em containers e tornando-os portáteis.
Kubernetes
Ferramenta criada pela Alphabet (Google) para a automatização de deploys e gerenciamento de containers em nuvens públicas ou privadas.
OpenShift
Plataforma da Red Hat para aplicações em containers. Ela integra arquitetura, processos, plataformas e serviços facilitando o trabalho de equipes de desenvolvimento e operações.
Jenkins
Uma das principais ferramentas de integração contínua do mercado, ele é multiplataforma e open source, permitindo o gerenciamento de builds, controle de versão, verificação de código e várias outras tarefas graças à possibilidade de integração com ferramentas variadas.
Chef
Ferramenta de automação contínua capaz de gerenciar configurações com consistência. Com ela é possível criar, implantar e gerenciar toda a estrutura em pipelines e produção.
Terraform
Ferramenta para a criação e gerenciamento de infraestrutura como código. Permite criar a infraestrutura através de sintaxe simples, além de possibilitar a codificação de APIs em arquivos de configuração para compartilhamento com a equipe.
GitHub
Serviço gratuito para hospedagem de projetos que permite acompanhar todo o processo, fazer controle de versão e contribuir relatando bugs e dando sugestões.
GitLab
Trabalha da mesma forma que o GitHub, porém permite que os códigos sejam armazenados em servidores particulares, ideal para projetos privados.
Jira
Software para acompanhamento de projetos e monitoramento de tarefas compatível com qualquer metodologia de gerenciamento ágil para desenvolvimento de software.
Como o Grupo MyTec te ajuda com a implantação de DevOps
O Grupo MyTec é uma empresa de tecnologia especializada na prestação de serviços de computação em nuvem, sendo parceria Advanced da Amazon Web Services.
Contamos com uma equipe especializada para ajudar sua empresa a automatizar os processos de implantação de software, desenvolvendo pipelines de CI/CD e implementando outras práticas de DevOps usado as tecnologias da AWS e de terceiros.
Não deixe para amanhã os benefícios que você pode começar a obter hoje. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre como o Grupo MyTec pode ajudar sua empresa na implantação de DevOps.