Cases

Home Cases Pif Paf Alimentos

SOBRE O CLIENTE

A Pif Paf Alimentos é uma das dez maiores empresas brasileiras no setor de processamento de aves, suínos, massas e vegetais. Seu mix de produtos contempla mais de 300 itens, entre elaborados de carnes, pizzas, lasanhas, pães de queijo e embutidos. Há 44 anos no mercado, tem cerca de 7 mil empregados diretos e uma carteira de mais de 60 mil clientes. A Pif Paf é um dos maiores clientes da AWS em Minas Gerais e optou por utilizar mais um serviço de cloud para solucionar seus desafios com o trabalho remoto: o Amazon WorkSpaces.
“Visando alcançar a assertividade do trabalho nesse momento de crise, através da solução de Desktop como Serviço (DaaS) na nuvem da AWS Amazon WorkSpaces, proporcionamos aos colaboradores o trabalho “Home Office” utilizando os seus dispositivos pessoais. Haviam desafios de garantir a segurança das informações e o padrão das aplicações corporativas, mas utilizando a solução Amazon WorkSpaces conseguimos vencê-los, muito devido ao seu curto tempo de implantação onde, em apenas dois dias, colocamos em torno de 250 pessoas trabalhando Home Office em um ambiente seguro e rápido. Atualmente utilizamos todas as aplicações corporativas nos Workspaces, desde SAP, pacote Office com o Teams até o Softphone. Outro benefício, é que temos disponibilizado o WorkSpaces para os usuários que precisam de um poder computacional maior que o seu notebook ou desktop consegue entregar e não consegue esperar a entrega de uma nova máquina, pois esse processo demora até 3 meses para ser concluído internamente.” — Breno Carvalho, Gerente de Tecnologia da Informação na Pif Paf

Projeto teve início em 2 de Abril de 2020, com término em 18 de Abril de 2020.

Detalhes técnicos

Nosso objetivo era proporcionar um ambiente seguro e acessível de forma remota. Os problemas relacionados ao manuseio dos equipamentos físicos necessários para que os colaboradores utilizassem no dia a dia foram minimizados e padronizados, uma vez que seria necessários agora somente hardwares que servissem como pontos de acesso aos workspaces. Diferentes departamentos da empresa demandaram diferentes tipos de workspaces e para cada um deles foi analisado quais desses tipos faria mais sentido.

Integração com ActiveDirectory

Todos esses workspaces necessitavam de integração com o ambiente de ActiveDitectory do cliente para garantir conformidade com as diretrizes da própria empresa, bem como controle e organização para o departamento de tecnologia. Cumprir esse requisito foi uma tarefa relativamente simples uma vez que o AD do cliente ja estava na AWS, bem como todos os servidores corporativos.

Resultados atingidos

Conseguimos otimizar cerca de 45% do tempo que os responsáveis gastavam com a gestão da configuração das estações de trabalho dos colaboradores. Com a solução de workspaces, a PifPaf ganhou muito em termos de padronização e ficou muito mais fácil e ágil de manter e entrar em compliance com várias normas de mercado da área de atuação da empresa. O número de incidentes e tíquetes abertos pelos usuários dos desktops também diminuiu cerca de 16% devido à padronização causada por esses ambientes de espaço de trabalho. Todos esses números foram medidos pelo departamento de tecnologia atraves, principalmente, das ferramentas de service desk utilizadas pela empresa.

Precisa de uma solução como essa?