Entrar em uma blacklist é fácil. Saber como sair da blacklist é o problema. E com certeza você não deseja esse tipo de problema para o seu negócio.
A blacklist é como uma faca de dois gumes. De um lado ela ajuda a melhorar a qualidade da caixa de entrada, por outro ela pode atrapalhar a comunicação e campanhas de marketing de empresas sérias que acidentalmente foram parar na blacklist.
O que é uma blacklist
A blacklist é uma “lista negra” onde são colocados todos os endereços de email que enviam mensagens não solicitadas ou em um volume elevado(spam).
Elas ajudam a direcionar as mensagens para caixa de entrada ou caixa de spam e a criar filtros em servidores de email, principalmente os corporativos.
O impacto de estar em uma blacklist
Ao cair em uma blacklist o impacto pode ser muito grande, pois ela não afeta apenas uma conta de email, mas todos os emails do domínio e tudo o que está associado a ele.
Com isso, não só emails, mas site, blog e campanhas de email marketing associadas ao domínio e IP são afetadas.
Dicas para não cair na blacklist
Para não cair em uma blacklist é muito importante tomar cuidado com a forma como os emails são enviados, com a qualidade do serviço utilizado e vários outros pontos.
A seguir listamos as principais dicas para você não cair na blacklist e evitar transtornos que podem comprometer o negócio.
-
Envie mensagens só a quem deu permissão ou solicitou
-
Mantenha a base de dados limpa
-
Não adicione contatos na base dados manualmente
-
Escolha um bom serviço de email e plataforma de email marketing
-
Ao enviar emails, preencha o assunto de forma descritiva
-
Cuidado com o conteúdo do email e seu formato
-
Esteja atento aos formatos de arquivo enviados em anexo
-
Não use mailing de terceiros
-
Respeite a LGPD
-
Evite o uso de palavras como grátis, participe do sorteio, compre agora e qualquer expressão banalizada e utilizada em massa
Como saber se está em uma blacklist
Para saber se um domínio está listado em alguma blacklist, você pode usar ferramentas como o MxToolBox. Ele verifica o domínio em mais de 100 blacklists de email.
Acesse mxtoolbox.com e vá na guia “Blacklists”. Em seguida informe o domínio ou IP que deseja verificar e clique em “Blacklist Check”. Aí é só aguardar o resultado.
Se a verificação for positiva, você verá uma mensagem como a da imagem a seguir:
Como sair de uma blacklist
Não existe fórmula mágica para sair dela. O principal é utilizar de boas práticas no envio de emails e campanhas de marketing. Só assim a reputação do domínio pode ser melhorada.
Outra coisa que pode ser feita é descobrir qual lista adicionou o domínio ou IP pela primeira vez. Mas como cada lista funciona de uma maneira, a forma de sair dela vai mudar, então é importante localizar as informações sobre o processo de remoção do domínio com base na lista que identificou.
Algumas removem o domínio após algum tempo, que pode variar entre meses outras anos, tudo depende do quão prejudicial o domínio é visto.
E em casos mais complexos, como o da vírus blacklist, a remoção só é feita por contato via email ou telefone com a empresa ou pessoa responsável pelo gerenciamento da lista.
É estranho, mas blacklists são necessárias
Sem as blacklists as caixas de entrada seriam um mar de poluição. Foi a partir delas que a qualidade dos emails melhorou e a gestão das mensagens indesejadas se tornou mais prática.
Quando o assunto é blacklist, o problema não é entrar nela, isso é fácil, mas sim sair. Então, siga as dicas que foram compartilhadas aqui e faça um bom uso do seu serviço de email para não passar por esse transtorno.
Se você gostou desse conteúdo e quer saber sobre esse e outros assuntos, curta nossa página no Facebook e ative as notificações para ser informado sobre novas publicações.