A computação em nuvem é uma tecnologia que tem apresentado bons resultados entre as empresas. Dessa forma, os profissionais de TI e suas empresas estão cada vez mais adotando esse modelo de computação, que possui algumas variações. Entre essas variações, talvez a que mais estamos ouvindo falar nos últimos tempos é a nuvem híbrida. Vamos entender então o que é a nuvem híbrida e entender diferenças importantes quando comparada às nuvens pública e privada.
Esclarecer essas questões é importante para que a escolha sobre o modelo de computação adotado na organização seja realmente vantajoso – tanto para a empresa quanto para os colaboradores que usarão a tecnologia.
O que é nuvem híbrida?
A nuvem híbrida é um novo estágio de cloud computing, onde é feita uma combinação entre uma nuvem pública e uma nuvem privada. Dessa maneira, são aproveitados os benefícios e funções desses dois tipos de armazenamento.
A principal vantagem é que é possível desfrutar da garantia de segurança de dados sensíveis na nuvem privada, assim como recursos de baixa relevância que podem ser acessados por outros usuários na nuvem pública. Dessa forma, a sua empresa divide o capital investido exatamente em cada uma das partes que utiliza na medida certa.
Como a nuvem híbrida surgiu?
O surgimento da nuvem híbrida se deu a partir da demanda de empresas que buscavam operações que utilizassem os dois modelos de nuvem, pública e privada. Assim, as organizações queriam fazer a transferência de dados por um processo que fosse eficiente e seguro.
Estima-se que até 2025 o mercado de nuvem híbrida alcance US$ 128 bilhões e seja adotado por 98% das empresas.
Quais as principais diferenças entre nuvem híbrida, nuvem pública e nuvem privada?
As nuvens privadas são a solução ideal para os líderes de TI que desejam disponibilizar recursos empresariais sob demanda, mas não podem (ou não querem) migrar para a nuvem pública. O motivo disso pode estar conectado às políticas de segurança, ao orçamento, aos requisitos de conformidade ou às normas reguladoras, como aquelas que governam os setores de saúde e serviços financeiros.
Por outro lado, a nuvem pública conta com serviços que são ligados à internet pública e qualquer pessoa pode usá-la.
Nesse sentido, a nuvem híbrida consegue o custo-benefício oferecido pela nuvem pública e a segurança da nuvem privada para atender as necessidades de cada negócio.
Quais os benefícios da nuvem híbrida?
A nuvem híbrida é a solução encontrada para empresas que precisam de seguir regras regulatórias que as impedem de provisionar completamente os seus recursos computacionais em nuvem pública e precisam fazer isso utilizando a nuvem privada. Ao passo que essas empresas conseguem garantir a conformidade desses ambientes que exigem tais regras, essas empresas também podem utilizar recursos computacionais provisionados em nuvem pública, a fim de usufruírem de todos os benefícios que vem desse modelo de computação.
Quais as soluções que a nuvem híbrida oferece?
Por fim, a estratégia de Cloud Bursting é um dos grandes diferenciais. Quando a nuvem privada atinge seu limite, os dados são encaminhados de forma imediata para a nuvem pública, sem que o sistema seja interrompido.
Ou seja, a nuvem híbrida é uma solução que está ficando mais comum e as projeções é que seja expandida ainda mais nos próximos anos. Com todas as vantagens apontadas, entre elas, o custo-benefício e possibilidade de manter os dados empresariais seguros, esse tipo de armazenamento crescerá ainda mais no futuro.
Gostou de entender mais sobre essa solução? Acompanhe nossas redes sociais e não perca nossos conteúdos! Siga nosso Instagram e LinkedIn!