MINERAÇÃO DE DADOS


O que é?

Atualmente somos uma economia de informação e em decorrência disto cada vez mais dados são gerados. Ao se passar um cartão de crédito num supermercado ou a assistir uma plataforma de vídeos, se está criando novas informações e estas serão enviadas e armazenadas.

Na maioria das transações diárias alguma parte do que ocorreu é baixado e a partir disto, empresas guardam, processam e analisam dados como em nenhum outro momento da nossa história.

Toda esta informação é obtida através da Mineração de Dados que se concentra no desenvolvimento e na aplicação de técnicas que permitam a obtenção e análise de novos conhecimentos a partir de grandes bases de dados, para se ter melhor acesso a informações, padrões e tendências.

Qualquer organização que possui dados e processos pode ser analisada através da Mineração de Dados e os resultados são a extração de informação, aumento de produtividade e eficiência.

Hoje a todo momento são criados dados, é assim que é configurada uma economia de informação, e a Mytech vem ajudar a acessar estes dados com maior qualidade e com envio exato das informações desejadas.



Como Funciona?

Minerar dados é retirar partes específicas de uma informação, o que faz com que a qualidade dos dados seja maior, porque se extrai exatamente o que se quer, para a partir disto se analisar tendências, padrões e informações.



Casos de aplicação de Mineração de Dados


» Comunicações

No ramo de comunicações há a possibilidade de se criar projetos que consigam identificar mais eficazmente padrões de populações e indivíduos. A partir de uma fonte de dados se abre a oportunidade de mais detalhes sobre como se classificar, agrupar e caracterizar grupos de indivíduos e empresas.

» Seguros

Para seguros se abrem grandes oportunidades de classificação de riscos e avaliação de informações dos clientes, para se criar meios de previsão comportamental.


» Educação

Na área da educação através da análise de dados é possível se conhecer quais iniciativas educacionais estão impactando positiva ou negativamente no aprendizado dos alunos. Se abrem oportunidades de correção ou até mesmo de implementação de práticas pedagógicas, permitindo o exame de quais comportamentos são mais benéficos.

» Manufatura

A Mineração de Dados na área de manufatura pode, dentre várias aplicações, identificar tendências de consumo para clientes e até mesmo dentro da própria empresa, de modo a prevenir desperdícios ao se distinguir quais produtos possuem melhor aceitação no mercado.


» Serviços Financeiros

Através da Mineração de Dados é possível uma ampla análise de informação para serviços financeiros, desde pesquisa de histórico de pagamentos até a verificação de uma mudança no padrão comportamental das pessoas em decorrência de crises ou de ciclos de crescimento.

» Varejo

Na área do Varejo existem diversas aplicações para a Mineração de Dados, como identificar comportamentos de vendas, associações entre quais produtos são vendidos frequentemente em conjunto e quando isto acontece, de modo a identificar qual é o melhor momento para promoções de campanhas de vendas e quais os produtos a serem vendidos conjuntamente.